O Poder dos Mudras

O Poder dos Mudras

Há milhares de anos o poder dos mudras vem sendo usados em práticas espirituais e na medicina ayurvédica na Índia. Os mudras são gestos ou poses simbólicas feitas com as mãos, atualmente praticado em várias culturas ao redor do mundo. Entretanto, esses gestos carregam significados profundos, como também são reconhecidos por seu potencial para influenciar a energia vital do corpo e da mente. Embora existam 108 tipos de mudras, vamos focar nos mais conhecidos e praticados para promover o bem-estar, harmonia e sucesso em nossa vida.

O Significado dos Mudras:

Os mudras representam um aspecto importante das tradições espirituais orientais, como o yoga, o budismo e o hinduísmo. Portanto, mais do que apenas gestos, eles constituem ferramentas sagradas poderosas. Além disso, eles são usados para representar idéias, conceitos ou qualidades específicas e são frequentemente incorporados em práticas de meditação, yoga, cura e rituais religiosos. Dessa forma, os mudras trabalham com os canais de energia do corpo (meridianos) e os chakras, influenciando o fluxo de prana (energia vital) e estimulando a harmonia entre o corpo, a mente e o espírito.

Benefícios dos Mudras:

A prática regular dos mudras pode trazer uma série de benefícios para o corpo, a mente e o espírito tais como:

  • Equilíbrio Energético: Os mudras podem ajudar a equilibrar os canais de energia do corpo, promovendo um fluxo suave de prana e estimulando o equilíbrio dos chakras.
  • Redução do Estresse: Mudras são conhecidos por acalmar a mente e reduzir o estresse, promovendo um estado de relaxamento e tranquilidade.
  • Aumento da Concentração: A prática regular de mudras pode melhorar a concentração e o foco mental, ajudando a clarear a mente e a promover a atenção plena.
  • Melhoria da Saúde: Além de todos esses benefícios, alguns mudras são usados para direcionar energia para órgãos específicos do corpo, promovendo a saúde e o bem-estar em geral.

Mudras de Poder

Existem muitos mudras diferentes, cada um com seus próprios significados e benefícios únicos. Entretanto, existem mudras de poder mais amplamente reconhecidos e utilizados:

Anjali Mudra (Namaskara Mudra)

Este é um dos mudras de poder mais eficientes quando o propósito é a conexão com o divino. Ele é praticado pressionando as palmas das mãos juntas na altura do coração, simbolizando respeito, gratidão e reverência. Dessa forma, as mãos juntas representam a união entre os 2 hemisférios de nosso cérebro, promovendo uma melhor conexão, equilíbrio e harmonia.

O Anjali Mudra significa ainda a convivência harmônica entre o mundo interior e exterior, matéria e espírito. Portanto praticá-lo favorece o silêncio tão necessário para a calma e paz. Por tudo isso, a posição anjali é muito usada como saudação e reverência.

 

Gyan Mudra

O Gyan Mudra é chamado de “mudra do conhecimento”. Ele é feito unindo a ponta do dedo indicador com a ponta do polegar, enquanto os outros dedos permanecem estendidos. Ele ajuda a melhorar o foco, a concentração, estimular a criatividade e promover o auto conhecimento.

O gesto de unir o polegar (elemento fogo) e o dedo indicador (elemento ar) representa o conhecimento supremo, a união da alma individual com a alma suprema, evoluindo a sabedoria sobre a ignorância que leva à iluminação e sabedoria.

 

Prithvi Mudra

Este mudra é feito unindo a ponta do dedo anelar (elemento terra) com a ponta do polegar (elemento fogo), enquanto os demais dedos permanecem estendidos. Ele é conhecido por fortalecer o corpo, aumentar a vitalidade e promover a estabilidade.

Prithvi  quer dizer “vasto” ou vasti que é a “Deusa Terra” em Sânscrito, portanto ele representa o elemento “terra” e toda a matéria sólida, terrenos e rochas. O planeta Terra é estável, é o lugar onde vivemos, portanto, simboliza confiança, força, estabilidade e firmeza na vida.

O Prithvi Mudra estimula a glândula pineal,  calma a mente e dá-lhe uma sensação de “aterramento” e pode reduzir o elemento fogo. Ele é ideal para nos trazer de volta para a realidade, sermos mais assertivos em nossos objetivos e metas. Também auxilia na eliminação de deficiências no chakra da raiz (chakra básico).

Shuni Mudra

Este Mudra é conhecido como Mudra da Paciência, é feito unindo a ponta do dedo médio (elemento espaço) com a ponta do polegar (elemento fogo). Ele é usado para promover a paciência, a disciplina e o autocontrole. Dessa forma, esse mudra auxilia na execução de atividades com mais eficiência e proatividade.

No Ayurveda, a medicina hindu, irmã do yoga, cada dedo representa um elemento da natureza. Nesse caso, a união do polegar (elemento fogo) e o dedo médio (elemento espaço), significa energeticamente o fortalecimento do chakra manipura ou chakra do plexo solar, o chakra da nossa identidade, disciplina e percepção.

Devido os elementos terra e espaço ou éter são essenciais para a eliminação do corpo. Esses elementos podem, quando em desequilíbrio, provocar constrição dos órgãos de eliminação (ânus, uretra, rins). Portanto, esse mudra pode ajudar no equilíbrio das funções de eliminação corporal.

Mudras: Yoga with your hands - Samye Centre

Hakini Mudra

Este Mudra está relacionado chakra do terceiro olho, também conhecido como “Gesto de poder”. Ele é praticado unindo as pontas dos 5 dedos das mãos mantendo as palmas afastadas.

O Hakini Mudra é um dos mais utilizados pelas celebridades. Portanto, não é raro observarmos poderosos e celebridades usando o Hakini Mudra. Isso não ocorre por acaso, pois ele aumenta o foco, a autoconfiança tornando a comunicação mais verdadeira e eficaz. O Hakini Mudra também aumenta a confiança do orador, portanto você deve praticá-lo se fica nervoso ou inseguro quando precisa falar em público.

O Hakini Mudra assim como o Anjali Mudra ajuda a estabelecer a conexão entre os dois hemisférios do nosso cérebro, melhorando a capacidade de processamento de informações, tornando-o mais produtivo.

Por estar relacionado ao Chakra do terceiro olho, aumenta a sensação de poder e absorção de energia ligada ao cérebro melhorando o funcionamento cognitivo.

 

Kali Mudra

Kali na filosofia hindu é a deusa do destemor. Ela é símbolo de empoderamento, Kali também representa nosso poder oculto que nos ajuda a enfrentar nossos medos. Portanto, isso pode destoar de que na mitologia hindu, ela também seja considerada a deusa da destruição. No entanto, ela destrói a negatividade dentro de nós. Também conhecido como barrilha Mudra ela representa o poder feminino, a lua e sua energia feminina de calma e sutilidade. Essa energia se encarrega de combater ansiedade, tristeza e depressão.

Ele é praticado entrelaçando os dedos das mãos, deixando os dedos indicador e polegares estendidos juntos e estendidos para o alto. Este mudra ajuda despertar a energia kundalini (Chakra básico ou raiz) e equilibrar os chakras.

Você pode praticá-lo sempre que desejar se livrar de energias e dores desnecessárias em seu coração, promovendo o otimismo e força em momentos difíceis através do desbloqueio dos canais de energia.

Yoni mudra (Mudra da iluminação)

O Yoni mudra deve ser praticado colocando as mãos no colo com as palmas das mãos voltadas para cima e juntando o dedo indicador e o polegar, encostando o dorso dos demais dedos. O Yoni Mudra ajuda a despertar a energia kundalini (energia vital do Chakra Básico ou Raiz). O Yoni acalma o sistema nervoso e promove o auto controle sobre os sentidos, muito utilizado para fortalecer as energias femininas e auxiliar nas disfunções do útero e disfunções sexuais.

O Yoni mudra é símbolo sagrado da energia feminina e do poder da criação. Use para expandir a consciência interior e melhorar suas habilidades de comunicação. É excelente para falar em público para que você possa impressionar todos os presentes.

 

Praticando Mudras

Qualquer mudra pode ser praticado em qualquer lugar e a qualquer momento. Portanto, você deve escolher o mudra que ressoa mais com sua necessidade e praticá-lo regularmente, concentrando-se na intenção por trás do gesto. A prática dos mudras durante a meditação ou enquanto se envolve em atividades diárias pode ajudar a amplificar seus benefícios e promover uma sensação de bem-estar geral.

Acredita-se portanto que a energia canalizada através dos gestos mudras esteja diretamente relacionada aos elementos da natureza que por sua vez nos retro alimentam de energia. Dessa maneira, segundo a filosofia hindu, cada um dos dedos representa um desses elementos e como sabemos, na natureza tudo está interligado e nada é por acaso:

Polegar– representa o elemento fogo

Indicador– representa o elemento ar

Médio– representa o elemento espaço

Anelar – representa o elemento terra

Mindinho– representa o elemento água

Conclusão

Em conclusão, os mudras são uma ferramenta poderosa para promover a harmonia, a vitalidade e a conexão com nossa própria essência interior. Ademais, quando adicionamos o poder dos mudras em nossa prática espiritual e de cura, podemos acessar o vasto potencial de energia que reside dentro de nós e cultivar uma sensação de paz, equilíbrio e plenitude.

É de suma importância mantermos nosso corpo e mente equilibrados e energizados para podermos entrar em sintonia com as energias criadoras e mantenedoras da vida no universo. Dessa forma, tudo flui com mais leveza, alegria e sucesso rumo aos nossos objetivos.

Namastê!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima